sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Vídeo-aula 6

Temas transversais e educação

Na Legislação brasileira os temas transversais sugeridos pelos PCN´s, são: Ética, Saúde, Meio ambiente, Orientação Sexual, Pluralidade, Trabalho e Consumo.
Cada cultura e comunidade devem escolher os temas transversais que mais lhe parecerem adequados, de acordo com sua realidade e duas necessidades.

Concepção da Transversalidade I

Disciplinas como eixo vertebrador do currículo.

*Atividades pontuais dentro de uma disciplina;
*Disciplinas, palestras e acessórios sobre temas transversais;
*Oferecimento de projetos interdisciplinares sobre temas transversais;
*A transversalidade deve estar incorporada nas próprias disciplinas;
*A transversalidade trabalhada como currículo oculto;

Concepção da Transversalidade II

As temáticas transversais são o eixo vertebrador do currículo.

Nessa concepção, os temas transversais são o eixo e as disciplinas perpassam transversalmente as disciplinas curriculares. Há uma mudança paradigmática importante, pois os conteúdos deixam de ser a finalidade da educação e passam a ser concebidos como meio para se trabalhar os temas transversais e assim uma educação de valores e cidadania.

Novas metáforas para a transversalidade

*Estratégias que vão além da compartimentalização disciplinar;
*Estratégias que tirem a escola de seu isolamento, conectando-a ao mundo externo;

Um comentário:

  1. "A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida".
    (Jonh Dewey)


    Dewey propôs uma metodologia baseada na resolução de problemas, propôs um ensino ativo, onde o aluno é o centro do processo educativo e a autonomia e a liberdade o torna agente construtor de seu conhecimento. À medida que este aluno vai se integrando à sociedade, ele torna-se capaz de se inserir na sociedade do trabalho.

    Pode-se observar, que várias correntes pedagógicas apontam para a mesma direção da transversalidade. Um aluno ativo, autônomo e antenado com a sua realidade e as realidades que o cerca.

    Um aluno capaz de "viver o mundo" para então ser possível, viver no mundo.

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