Temas transversais e educação
Na Legislação brasileira os temas transversais sugeridos pelos PCN´s, são: Ética, Saúde, Meio ambiente, Orientação Sexual, Pluralidade, Trabalho e Consumo.
Cada cultura e comunidade devem escolher os temas transversais que mais lhe parecerem adequados, de acordo com sua realidade e duas necessidades.
Concepção da Transversalidade I
Disciplinas como eixo vertebrador do currículo.
*Atividades pontuais dentro de uma disciplina;
*Disciplinas, palestras e acessórios sobre temas transversais;
*Oferecimento de projetos interdisciplinares sobre temas transversais;
*A transversalidade deve estar incorporada nas próprias disciplinas;
*A transversalidade trabalhada como currículo oculto;
Concepção da Transversalidade II
As temáticas transversais são o eixo vertebrador do currículo.
Nessa concepção, os temas transversais são o eixo e as disciplinas perpassam transversalmente as disciplinas curriculares. Há uma mudança paradigmática importante, pois os conteúdos deixam de ser a finalidade da educação e passam a ser concebidos como meio para se trabalhar os temas transversais e assim uma educação de valores e cidadania.
Novas metáforas para a transversalidade
*Estratégias que vão além da compartimentalização disciplinar;
"A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida".
ResponderExcluir(Jonh Dewey)
Dewey propôs uma metodologia baseada na resolução de problemas, propôs um ensino ativo, onde o aluno é o centro do processo educativo e a autonomia e a liberdade o torna agente construtor de seu conhecimento. À medida que este aluno vai se integrando à sociedade, ele torna-se capaz de se inserir na sociedade do trabalho.
Pode-se observar, que várias correntes pedagógicas apontam para a mesma direção da transversalidade. Um aluno ativo, autônomo e antenado com a sua realidade e as realidades que o cerca.
Um aluno capaz de "viver o mundo" para então ser possível, viver no mundo.