domingo, 10 de julho de 2011

Vídeo-aula 13

A cidade como projeto educativo
àEstudar a cidade na cidade

Para pensarmos a cidade temos que relacioná-la com a escala de análise.

A diferenciação da organização do território com limites em função de seu tamanho, como população, cidades, países, regiões, da escala de significado, que estabelece o nível de interpretação.


Fazer da cidade um objeto de educação geográfica significa superar a superficialidade conceitual e estabelecer uma relação mais eficaz entre o saber e informal.

Os alunos descobrem que a cidade é mais do que uma decodificação das informações que ela revela na sua aparência, mas pode-se descobrir a sua estrutura, sua gênese e função.

Para estudar a cidade é importante ter todos os aspectos ao mesmo tempo: território, local de vivência, circulação diária, as representações simbólicas do lugar são diferentes em função das práticas e da história de cada um.

àA temática urbana

Enfoque morfológico- Se no estudo a ênfase for a descrição das formas construtivas e visíveis, por exemplo:

*classificação dos bairros;

*tipo de edificação;

*rede circulação;

*tipo de estabelecimentos;

*rede social (escola, hospitais, postos de saúde)



àEnfoque histórico

O ensino se organiza a partir dos relatos da biografia da cidade e da vida de seus habitantes, por exemplo:

*história de vida;

*mudanças e permanências;

*tempo.

 Enfoque ambiental: quando a problemática for meio ambiente.

*Análise do meio físico e os impactos das construções;

*O cidadão como protagonista será o ensino centrado no conhecimento e exercício dos direitos dos cidadãos;

Finalidade do estudo da cidade

*como vivem as pessoas;

*como funcionam as cidades;

*as redes de circulação;

*qualidade de vida;

*elaboração do plano diretor;
*análise ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário