A cidade como projeto educativo
àEstudar a cidade na cidade
Para pensarmos a cidade temos que relacioná-la com a escala de análise.
A diferenciação da organização do território com limites em função de seu tamanho, como população, cidades, países, regiões, da escala de significado, que estabelece o nível de interpretação.
Fazer da cidade um objeto de educação geográfica significa superar a superficialidade conceitual e estabelecer uma relação mais eficaz entre o saber e informal.
Os alunos descobrem que a cidade é mais do que uma decodificação das informações que ela revela na sua aparência, mas pode-se descobrir a sua estrutura, sua gênese e função.
Para estudar a cidade é importante ter todos os aspectos ao mesmo tempo: território, local de vivência, circulação diária, as representações simbólicas do lugar são diferentes em função das práticas e da história de cada um.
àA temática urbana
Enfoque morfológico- Se no estudo a ênfase for a descrição das formas construtivas e visíveis, por exemplo:
*classificação dos bairros;
*tipo de edificação;
*rede circulação;
*tipo de estabelecimentos;
*rede social (escola, hospitais, postos de saúde)
àEnfoque histórico
O ensino se organiza a partir dos relatos da biografia da cidade e da vida de seus habitantes, por exemplo:
*história de vida;
*mudanças e permanências;
*tempo.
*Análise do meio físico e os impactos das construções;
*O cidadão como protagonista será o ensino centrado no conhecimento e exercício dos direitos dos cidadãos;
Finalidade do estudo da cidade
*como vivem as pessoas;
*como funcionam as cidades;
*as redes de circulação;
*qualidade de vida;
*elaboração do plano diretor;
*análise ambiental.
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