sábado, 2 de outubro de 2010

Vídeo-aula 25

Estratégia de projetos e educação em valores



São muitos os caminhos que um projeto transversal traça. O ponto de partida é sempre a partir dos temas transversais, mas mesmo depois de escolhidos os conteúdos para se trabalhar, outros caminhos são percorridos, pois dúvidas e problemáticas que surgem ao longo desta estrada, vão permeando e enriquecendo o processo da busca do conhecimento.
Ao se explorar o tema: “Trabalho infantil e educação no Brasil” com as crianças, vários outros conteúdos surgiram como necessidade, além dos previstos inicialmente.
Ao final do trabalho com o projeto, observa-se uma enorme rede de conteúdos trabalhados. A consciência crítica destes alunos é expandida e os valores, tão necessários para o desenvolvimento desta criança, estão intrínsecos; podemos perceber a efetivação da construção do saber.


Um comentário:

  1. O PCN de Arte, diz:

    “A área de Arte que se está delineando neste documento visa a destacar os aspectos
    essenciais da criação e percepção estética dos alunos e o modo de tratar a apropriação de
    conteúdos imprescindíveis para a cultura do cidadão contemporâneo. As oportunidades de
    aprendizagem de arte, dentro e fora da escola, mobilizam a expressão e a comunicação
    pessoal e ampliam a formação do estudante como cidadão, principalmente por intensificar
    as relações dos indivíduos tanto com seu mundo interior como com o exterior.”

    Os valores humanos devem ser transmitidos a partir de cada experiência válida que o educador possa se apoderar; os jogos teatrais e as atividades lúdicas são excelentes para se desenvolver tais valores de uma maneira divertida e intrínseca, como mostra o vídeo selecionado.

    ResponderExcluir