sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Vídeo-aula 13

Conhecimentos em Rede

Imagens metafóricas do conhecimento:

*Balde
 Os conhecimentos são depositados como se a cabeça do aluno fosse um balde e medem o conhecimento como se houvesse um acúmulo.


*Cadeia- (Descartes)
 A organização da aula e da disciplina é um enorme encadeamento, onde uma coisa segue a outra.



*Rede- Tudo está multiplamente relacionado.


Um comentário:

  1. Com a reflexão desta vídeo aula, principalmente com a ideia metafórica de "balde", impossível não citar Paulo Freire e sua teoria sobre a "educação bancária":


    "O educador é o que educa; os educandos, os que são educados; o educador é o que sabe; os educandos, os que não sabem; o educador é o que pensa; os educandos, os pensados; o educador é o que diz a palavra; os educandos, os que a escutam docilmente; o educador é o que disciplina; os educandos, os disciplinados; o educador é o que opta e prescreve sua opção; os educandos os que seguem a prescrição; o educador é o que atua; os educandos, os que têm a ilusão de que atuam; o educador escolhe o conteúdo programático; os educandos, se acomodam a ele; o educador identifica a autoridade do saber com sua autoridade funcional, que opõe antagonicamente à liberdade dos educandos; estes devem adaptar-se às determinações daquele; o educador, finalmente, é o sujeito do processo; os educandos, meros objetos."
    (Freire, 1983, p.68)

    Ao ler as palavras de Freire, fica claro o quão esta ideia é ultrapassada. Infelizmente, ainda vemos muitas instituições trabalhando com este princípio. A ideia de rede e da transversalidade tira o professor como figura central do processo de aprendizagem e coloca o aluno como agente ativo do conhecimento. A rede é o caminho não linear que se constrói o saber, a partir de interesses e curiosidades que vão surgindo ao longo do processo. A aprendizagem se torna única para cada aluno que tece os seus fios, na imensa rede do conhecimento.

    ResponderExcluir