Sentimentos e afetos como tema transversal
Conceitos necessários:
*Valores
Valores (Segundo Piaget)- Trocas afetivas que o sujeito realiza com o meio exterior. Os valores surgem da projeção de sentimentos positivos sobre objetos, pessoas e relações.
*Autoestima
É fundamental para o processo de construção da cidadania. A baixa autoestima é um grande problema entre os jovens hoje em dia.
A autoestima diz respeito à autoimagem que o sujeito constrói de si mesmo. Está relacionado com a sensibilidade de se perceber de uma maneira positiva, os tipos de sentimentos que o sujeito projeta sobre si.
*Autoconhecimento
Diz respeito ao processo de auto regulação que o sujeito constrói a própria conduta. Diz respeito a uma dimensão da sensibilidade para perceber a si mesmo. Tomar conhecimento dos próprios sentimentos, valores, ideias para se ter uma conduta coerente com o que se acredita.
Como incorporar sentimentos e afetos no cotidiano escolar?
*Transformando os sentimentos e afetos em objetos de ensino aprendizagem
"Mais do que máquinas precisamos de humanidade.
ResponderExcluirMais do que inteligência precisamos de afeição e doçura.
Sem essas virtudes a vida será de violência e tudo estará perdido."
Charles Chaplin