domingo, 10 de julho de 2011

Vídeo-aula 1

A escola e as relações com a comunidade

A escola necessita ampliar os espaços educativos, incorporando os recursos da cidade e prioritariamente e de seu entorno no desenvolvimento de projetos que contemplam a comunidade como espaço de aprendizagem.

Todas as ações devem, no entanto, considerar a escola e seu currículo, como o centro das ações.

O entorno escolar, a que denominamos comunidade, contribui e contextualiza o currículo, pois assim, os alunos estudam a partir de uma realidade da qual lhes pertence, para então depois ampliar para outras esferas.

 

Articulação entre escola e comunidade em três movimentos:

*Para “fora” da escola

Fazer do entorno escolar, um objeto de pesquisa e conhecimento, afinal, os livros não são a única fonte de informações, mas tudo que está a nossa volta.

*Para “dentro” da escola

A partir das visitas feitas ao entorno, contextualizar teoricamente com os alunos, estabelecendo pontes com as disciplinas e conteúdos do currículo.

*O protagonismo dos jovens

Tanto em seu planejamento pedagógico como em seu planejamento institucional, a escola precisa considerar a realização de projetos e ações que, ao mesmo tempo promovam o acesso aos bens culturais exigidos pela sociedade contemporânea e garantam uma formação política aos jovens de modo a lhes permitir participar da vida social de forma mais crítica, dinâmica e autônoma.

A educação comunitária procura abrir espaços para que a cultura e a realidade que os alunos estão inseridos, esteja presente, para daí então, ampliar horizontes e garantir, não somente que o aluno sinta-se feliz e integrado, pois reconhece seu meio, mas que a partir da escola, ele possa compreender e pensar de maneira global, ampliando os horizontes, expandindo-os de maneira crítica e consciente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário