sexta-feira, 11 de março de 2011

Vídeo-Aula 2

A ação educativa ao longo da trajetória escolar

Pesquisa da professora da Usp Silvia Colello:

Ao longo da trajetória escolar, o que a escola representa ao aluno?

Qual é o papel do professor nas sucessivas etapas da escolaridade?

Na educação infantil a criança vê a escola como um espaço lúdico, de brincadeiras, com alegria e descoberta.



Depoimento: “Escola é um lugar onde tem muitos brinquedos pra gente brincar com os amigos.”

O que está em jogoà Adaptação, ampliação das referências, dos saberes, das linguagens e relações.

Papel do professor à Institucionalização.Investimento nas esferas afetiva, funcional, cognitiva, lingüística e de ajustamento pessoal.

Na educação fundamental (1º e 2º ano) a criança vê a escola como um espaço para aprender, porém percebe-se que ela enxerga os desafios e cobranças com clareza e perde um pouco do entusiasmo que a cercava no início de sua trajetória escolar.



Depoimento 1º E.F: “O 1º ano é legal, mas agora a gente não pode mais brincar.”

O que está em jogoà Auto conceito, motivação para aprender, adaptação ao ritmo da escola, novos critérios de convivência social.

Papel do professor à Institucionalização (Fixação do funcionamento e regras da instituição escolar). Apoio funcional (organização do aluno), fortalecimento do vínculo com o saber, estimulação dos valores que regem a convivência social (respeito e ajuda ao outro).

Na educação fundamental (3º e 4º ano) a criança vê a escola como um espaço plural.


Depoimento 3º EF- “Gosto muito de escrever, gosto de pintar, mas não gosto de desenhar, sou filha mais velha, tenho 11 amigas, não gosto de gente fofoqueira, não gosto de matemática, adoro ciências, gosto de estudos sociais e não gosto de português.”

O que está em jogoà Auto conceito acadêmico, aprender a aprender, organização, autonomia, disponibilidade para lidar com as dificuldades.

Papel do professor à Escolarização. Fortalecimento da relação aluno escola pelas dimensões afetiva, metodológica, funcional, cognitiva e social.

Na educação fundamental (5º ao 9º ano) a criança percebe a escola como um mundo dentre outros tantos que permeiam sua vivência.


Depoimento 6º EF-“Já são quatro hora e eu tenho que estudar para a prova de Português, mas meus amigos me convidaram pra jogar futibl, eu acho que vou jocar e depois e estudo, me desidir eu vou ir e depois estudarei mas se au me atrasar e não de tempo de estudar e eu for mal na prova minha mãe me mata mas se o meu time perder eles me matam! O que eu faço. Filho tá na hora de ir pra escola você tem prova esqueceu? Não mãe já to indo! A prova!!! O futibl era so um sonho e eu não estudei meu Deus do céu.”

O que está em jogoà Lidar com crises, conflitos, projetos de vida, cobranças de desempenho, opção profissional, autonomia, redefinição da identidade e de valores.
Papel do professor à Escolarização e preparação para a vida social. Apoio, sensibilização, conscientização sobre aspectos da vida e responsabilidade social.

No Ensino Médio o mundo extra escolar se aprofunda e o aluno reconhece a importância do estudo mas paradoxalmente tem que lidar com a disponibilidade para investir na aprendizagem e outras atividades que ele julga mais prazerosas.

Depoimento 2º EM- “A escola é importante...super importante. Vestibular, trabalho...mas é um saco agüentar isso aqui. O que me salva são as minas.”



O que está em jogoà Lidar com crises, conflitos, projetos de vida, cobranças de desempenho, opção profissional, autonomia, redefinição da identidade e de valores.

Papel do professor à Escolarização (ensinar ao aluno a ser um estudante) e preparação para a vida social. Apoio, sensibilização, conscientização sobre aspectos da vida e responsabilidade social.

A ação educativa tem que ser realizada em estreita sintonia com a trajetória escolar. Dessa maneira, as ações adquirem diferentes ênfases e práticas que estão relacionadas às exigências e necessidades de cada momento desta trajetória.


Nenhum comentário:

Postar um comentário