Violência na Escola
A adolescência é um período crítico na vida do ser humano onde ocorrem intensas mudanças biológicas, cognitivas, emocionais e sociais, onde se decidem padrões de comportamento. É um período de vulnerabilidade e risco e as trajetórias de cada indivíduo possivelmente estão intimamente relacionados às experiências e vivências da infância.
Problemas psicológicos e comportamentais na adolescência
*Abuso de substâncias;
*Problemas de internalização: manifestado por meio de perturbações emocionais e cognitivas como depressão e ansiedade;
*Problemas de externalização: manifestado por meio de problemas comportamentais ou de atuação, sendo mais comum o comportamento delinquente.
Distúrbios de conduta
*É um transtorno caracterizado por um padrão de comportamento antisocial repetitivo e persistente em crianças e adolescentes. Às vezes classificado como psicopatológico.
*Inclui desobediência, birras, brigas, destrutibilidade, mentira e roubo. É o problema mental mais comum na infância e adolescência: atinge cerca de 7% de meninos e de 3% em meninas.
Agressão física na criança
*Problema de saúde pública;
*Crianças agressivas são de grande risco de ser adolescentes e adultos violentos;
*Agressão física é um precursor de problemas mentais na vítima e também no agressor (abuso de álcool e drogas, acidentes, crimes violentos, tentativa de suicídio, relações abusivas, paternidade negligente e abusiva;
Estatística da violência
*Números de infratores privados de liberdade passou de 4,245 em 1996 para 15,426 em 2006. Destes, um número de 46 a 60% reiteram a conduta criminosa.
Infelizmente, o que se observa é que na grande maioria dos menores levados à prisão, acabam tornando-se mais violentos e não se regeneram, pois o próprio sistema carcerário fomenta a violência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário