domingo, 10 de outubro de 2010

Vídeo-Aula 1

 O juízo moral na criança

Jean Piaget

Psicólogo e epistemólogo suíço, escreveu em 1932 o livro “O juízo moral na criança”, que fala de como se dá a construção de valores na criança.

“Toda moral consiste num sistema de regras, e a essência de toda moralidade deve ser procurada no respeito que o sujeito adquire por essas regras.”
(Jean Piaget)



A moralidade, os valores humanos tem relação com o cumprimento das normas e regras da sociedade. O respeito é a palavra chave deste processo, é a internalização do cumprimento das regras.
Desenvolvimento do juízo moral:
Nomia- Vem do grego Nommus, que significa regras.

A/nomia- Estado de ausência de conhecimento das regras. Característica essencial de uma criança recém nascida. Com o tempo, ela descobre que existem regras para se conviver, isso se dá a partir das interações sociais.
Hetero/nomia- Estado de conhecimento das regras que permeiam as interações sociais. Se dá a partir de várias fontes externas, como os pais, Deus e etc.
Auto/nomia- É o final do processo, quando o indivíduo internalizou o respeito às regras, tem a noção do certo e errado, utilizando essa noção em seu dia a dia.


Paralelamente a este processo, é preciso reduzir o egocentrismo. É nas relações e nas interações sociais, que a criança percebe que o mundo não gira ao seu redor e que as regras existem e precisamos respeitá-las para o bom convívio de todos, tornando-se assim, um sujeito moral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário