Ciência na Educação
A idéia do conteúdo escolar é freqüentemente associada ao discurso do professor. Isso é insuficiente.
Currículo não é a lista de tópicos do discurso do professor. É o percurso formativo do aluno.
Currículo não é a lista de tópicos do discurso do professor. É o percurso formativo do aluno.
Nas aulas de ciências é importante que os alunos reconheçam esses conhecimentos como seu instrumental e não como “coisa de cientistas.” É importante que os alunos façam uma ponte entre os conhecimentos científicos e sua utilização no dia a dia de uma maneira prática.
Ciência não é o domínio das certezas, mas especialmente o direito a dúvida. É da natureza da ciência cogitar sobre a origem e a evolução das coisas, seja vida ou o universo, investigar hipóteses e inventar processos, principalmente aqueles de interesse prático. Ciência não é sinônimo da verdade, mas da busca pela verdade.
É importante aliar a busca pelo conhecimento científico de uma maneira prática, em forma de projetos, onde os alunos sejam agentes ativos na pesquisa e compreensão dos conteúdos.
Para falar sobre o tema desta vídeo aula, vou citar uma passagem engraçada que aconteceu esses dias na escola que trabalho. Era aula de física e a coordenadora me pediu para rapidamente ficar numa sala de aula para que ela pudesse conversar com a professora. Chegando lá, eu tive que ditar um texto, que falava sobre Visão de Óptica.
ResponderExcluirDiante de todas aquelas expressões "cabeludas", os alunos começaram a reagir negativamente, reclamando que o assunto era chato, incompreensível e questionando o seu uso no dia a dia. Aproveitaram a ausência da professora, para desabafar comigo sobre a inutilidade e como tudo era enfadonho.
Este exemplo simples, ilustra com perfeição, o quão necessário e urgente é a mudança na educação.
É preciso aliar o cotidiano ao estudo das ciências e ainda provocar, instigar os alunos para que eles possam ser agentes ativos, pesquisando e criando relações com o mundo que os cerca, para então tudo se tornar vivo, e não apenas um conjunto de teorias desconexas e entediantes.